A carregar...

A EDUCAÇÃO COMO PROCESSO AUTO ORGANIZATIVO

19.89 17.89

Este trabalho resulta da investigação efetuada ao longo de oito anos sobre a compreensão dos fenómenos que apelidamos de “aprendizagem”, “conhecimento” e “educação”.

Em stock

10% de Desconto Imediato
Compre agora e ganhe 17 Pontos!
Receba entre os dias 15. Abril - 18. Abril
A EDUCAÇÃO COMO PROCESSO AUTO ORGANIZATIVO
Frequentemente comprado em conjunto
12.56 11.31
1 × CRIANÇAS SOBREDOTADAS

Em stock

21.98 19.79
21.98 19.79

Este trabalho resulta da investigação efetuada ao longo de oito anos sobre a compreensão dos fenómenos que apelidamos de “aprendizagem”, “conhecimento” e “educação”. Estes fenómenos, bem como a linguagem conceptual que utilizamos para os descrever e os compreender, são aqui abordados à luz dos princípios lógico-formais do movimento científico da “auto-organização”. Recorre-se a algumas teorias de várias áreas científicas inseridas neste movimento para a compreensão dos fenómenos de aprendizagem e de conhecimento. Esta abordagem refere-se aos vários níveis dos organismos, desde as células aos sistemas (auto)observadores. Pretende-se compreender a continuidade e a descontinuidade existente entre os vários níveis de organização viva. Os fenómenos educativos são aqui considerados fenómenos de aprendizagem. Assim sendo, fenómenos educativos dizem respeito aos organismos observadores ou auto-observadores. Considera-se, por outro lado, que os atos observacionais não podem ser compreendidos sem serem integrados na produção da existência orgânica dos observadores, onde se incluem as suas crenças, as suas emoções e os seus sentimentos, além da atividade noética. Na parte terminal deste trabalho aborda-se a linguagem humana como ferramenta comunicacional entre sistemas (auto)observadores. Defende-se a possibilidade de flexibilizar e de transformar padrões linguístico-comportamentais pelo pronunciamento enactivo de metáforas. Na mesma linha de raciocínio, avança-se com breves propostas de alteração das perspetivas de aprendizagem-educação no âmbito escolar, na educação permanente e comunitária de adultos e no domínio formal das explicações científicas. Apresenta-se também um glossário com cerca de 150 vocábulos.

ISBN Oficial

9789727710669

Editora Oficial

Edições Piaget

Comentários

Não há comentários ainda.

Registrado somente em clientes que compraram este produto pode deixar um comentário.

AutorOLIVEIRA, CLARA COSTA
EditoraEdições Piaget
Primeira Publicação1999
FormatoFísico - Impresso
IdiomaPortuguês
ISBN9789727710669
EAN978-972-771-066-9
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso website. Ao navegar, o utilizador concorda com a nossa utilização de cookies.

Seleccione um ponto de entrega

Seja notificado quando o produto estiver em stock. Indique o seu e-mail abaixo
Produto adicionado!
O produto já está na lista de desejos!
Removido da lista de Desejos

Carrinho de compras

fechar