A INVENÇÃO DA COMUNICAÇÃO
€21.98 €19.79
A história da palavra comunicação.
Em stock
A INVENÇÃO DA COMUNICAÇÃO
Frequentemente comprado em conjunto
A história da palavra comunicação. A sua noção nem sempre se situou no domínio mediático. Aliás, este sentido é o último, em data, de uma longa evolução. Esta obra traça a história dos numerosos usos da palavra comunicação e das realidades multiformes que, em cada época histórica, teve como função identificar, mostrar ou esconder. Uma história que se inicia com a dos canais e estradas, meios de estruturação do espaço e suportes de projecção dos princípios da razão; ela finaliza na eclosão da arte mediática da gestão dos homens e da produção do consenso. Ela segue o aparecimento do caminho-de-ferro e dos meios de comunicação a longa distância, mas também as novas formas de comunicação que são as estratégias de hegemonia linguística ou missionária, ou, ainda, as grandes exposições universais da segunda metade do século XIX, em que as grandes narrativas sobre o progresso marcam compasso com as das invenções eléctricas. Sobretudo, Armand Mattellart coloca, aqui, em perspectiva as ideologias e as teorias que acompanharam estas transformações. E esta é a maior originalidade deste livro. Mattellert demonstra, igualmente, como a partir dos pensadores do século XVIII se pôde desenvolver, no decurso do século seguinte, a formidável utopia da comunicação social perfeita, de transparência universal. E como esta fundou as representações que dão forma às sociedades mundializadas do século XX: pensamento estratégico e geopolítico, psicologia das multidões e dos indivíduos, marketing e cultura de massas.
Peso | 0.572 kg |
---|---|
ISBN Oficial | 9789728245993 |
Editora Oficial | Edições Piaget |
Registrado somente em clientes que compraram este produto pode deixar um comentário.
Comentários
Não há comentários ainda.