A carregar...

A MORTE NA ESCOLA. ANUNCIAR ACOLHER ACOMPANHAR

27.00 24.30

Face à doença grave ou morte de um aluno, de um professor, de um progenitor… como pensar o acompanhamento dos alunos? Que papel para o professor? Como enquadrar alunos enlutados pela morte de um progenitor ou de um colega de turma? Que ritualidade propor para ultrapassar a perda? O que aplicar e com a intervenção de quem? Como apoiar o melhor possível, mas também até onde ir e como se preservar? No decurso da sua carreira, os professores e profissionais da educação intervindo em meio escolar junto de crianças e adolescentes podem ser confrontados com situações dolorosas em ligação com a morte.

Em stock

10% de Desconto Imediato
Compre agora e ganhe 23 Pontos!
Receba entre os dias 15. Abril - 18. Abril
A MORTE NA ESCOLA. ANUNCIAR ACOLHER ACOMPANHAR
Frequentemente comprado em conjunto
19.89 17.89
20.00 18.00
19.08 17.17

Face à doença grave ou morte de um aluno, de um professor, de um progenitor… como pensar o acompanhamento dos alunos? Que papel para o professor? Como enquadrar alunos enlutados pela morte de um progenitor ou de um colega de turma? Que ritualidade propor para ultrapassar a perda? O que aplicar e com a intervenção de quem? Como apoiar o melhor possível, mas também até onde ir e como se preservar? No decurso da sua carreira, os professores e profissionais da educação intervindo em meio escolar junto de crianças e adolescentes podem ser confrontados com situações dolorosas em ligação com a morte. A doença grave, o final de vida, o falecimento de um aluno, de um colega ou de um progenitor são eventos marcantes, não apenas na vida de uma instituição escolar, mas igualmente para os seus membros. Esta obra pretende contribuir para a reflexão sobre a morte na escola, o papel da instituição escolar na gestão de um tal evento e as diversas partes que solicita para fazer face a estas situações difíceis. Propõe refletir sobre a forma como estas situações são, hoje, vividas e geridas no seio das estruturas de acolhimento pré-escolar ou escolas (primárias e secundárias), tanto da perspetiva das crianças e adolescentes, como da perspetiva dos adultos. Este livro não se destina unicamente aos educadores. É igualmente útil para médicos, prestadores de cuidados, psicólogos, psicoterapeutas e, finalmente, para investigadores de todas as disciplinas. Trata-se, com efeito, de uma súmula de ideias, propostas e projetos ainda por aplicar. A colaboração de todos estes investigadores deveria corresponder ao que de melhor poderia acontecer às crianças nas escolas: um interesse multidisciplinar pelo seu ser em devir. Porque, daqui em diante, as crianças terão acesso cada vez mais cedo à informação, terão, em contrapartida, necessidade de mediadores, de transmissores de experiência, para se tornarem mais fortes e flexíveis face ao inexorável. Christine Fawer Caputo é professora-formadora em Ciências Humanas e Sociais na Haute École Pédagogique do cantão de Vaud, na Suíça, desde 2003. Contribui para a formação de futuros professores do ensino obrigatório e profissionais em exercício. Titular de um diploma europeu sobre o luto, especializou-se no acompanhamento de crianças enlutadas e prossegue, atualmente, investigações em Ciências da Educação, incidindo sobre o papel do professor quando a morte ocorre na escola.

ISBN Oficial

9789897591273

Editora Oficial

Edições Piaget

Comentários

Não há comentários ainda.

Registrado somente em clientes que compraram este produto pode deixar um comentário.

EditoraEdições Piaget
Primeira Publicação2019
FormatoFísico - Impresso
IdiomaPortuguês
ISBN9789897591273
EAN978-989-759-127-3
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso website. Ao navegar, o utilizador concorda com a nossa utilização de cookies.

Seleccione um ponto de entrega

Seja notificado quando o produto estiver em stock. Indique o seu e-mail abaixo
Produto adicionado!
O produto já está na lista de desejos!
Removido da lista de Desejos

Carrinho de compras

fechar