ATITUDES E VALORES NO ENSINO
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Que são as atitudes e, sobretudo, como devem entender-se desde a perspetiva de assumir a responsabilidade de uma ação educativa escolar a respeito delas? Qual o papel de escola no seu desenvolvimento e ou modificação, se é que tem de ter algum? Nessa direção, que temos aprendido – desde 1990 – da incorporação das atitudes e dos valores no ensino no quadro do sistema educativo espanhol? Quais foram os acertos e os erros cometidos? Ao mesmo tempo, qual a perspetiva dos professores em exercício a este respeito? E quais as necessidades sentidas na formação? Por outro lado, como evitar que o discurso sobre as atitudes e os valores limite o seu horizonte à formação de uma consciência individual (sem dúvida necessária), mas que facilmente, desde o liberalismo imperante, se desenvolve desviada do ambiente ou, simplesmente, sem qualquer solidariedade para com ele? Terá sentido situar todo este problema ao nível universitário, delineando o debate sobre se a universidade tem ou não alguma responsabilidade educativa (ou se é meramente instrutiva) no que se refere aos estudantes.
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ATITUDES E VALORES NO ENSINO
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Que são as atitudes e, sobretudo, como devem entender-se desde a perspetiva de assumir a responsabilidade de uma ação educativa escolar a respeito delas? Qual o papel de escola no seu desenvolvimento e ou modificação, se é que tem de ter algum? Nessa direção, que temos aprendido – desde 1990 – da incorporação das atitudes e dos valores no ensino no quadro do sistema educativo espanhol? Quais foram os acertos e os erros cometidos? Ao mesmo tempo, qual a perspetiva dos professores em exercício a este respeito? E quais as necessidades sentidas na formação? Por outro lado, como evitar que o discurso sobre as atitudes e os valores limite o seu horizonte à formação de uma consciência individual (sem dúvida necessária), mas que facilmente, desde o liberalismo imperante, se desenvolve desviada do ambiente ou, simplesmente, sem qualquer solidariedade para com ele? Terá sentido situar todo este problema ao nível universitário, delineando o debate sobre se a universidade tem ou não alguma responsabilidade educativa (ou se é meramente instrutiva) no que se refere aos estudantes. Por exemplo, é possível e ou correto reivindicar um critério de excelência na aprendizagem dos estudantes que contemple determinadas atitudes e valores? Por último, até que ponto isto da recuperação da responsabilidade formativa ao serviço de um desenvolvimento integral dos estudantes não pressupõe, de facto, um incremento do controlo sobre os cidadãos que beneficia a estabilidade do sistema?
Peso | 0.432 kg |
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ISBN Oficial | 9789727713509 |
Editora Oficial | Edições Piaget |
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