EDUCAÇÃO E PROJECTO DE VIDA

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Determinado que está que o período de adolescência se reveste de extrema vulnerabilidade para o sujeito, as falhas ou deficiências ocorridas no decurso do processo de socialização têm maior probabilidade de emergirem nesta fase crítica da vida e mais condições de nela se desenvolveram.

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Determinado que está que o período de adolescência se reveste de extrema vulnerabilidade para o sujeito, as falhas ou deficiências ocorridas no decurso do processo de socialização têm maior probabilidade de emergirem nesta fase crítica da vida e mais condições de nela se desenvolveram. Assim, a atracção para qualquer tipo de desvio comportamental é melhor ou pior ultrapassada em função do maior ou menor sucesso das acções dos agentes de socialização que de perto tocaram o indivíduo. Todo e qualquer sujeito é, ao longo da vida, uma síntese do que tem de específico em si e dos elementos socioculturais que interiorizou do meio social. Por isso, a apreensão e a integração destes elementos na sua personalidade, sob a influência da acção dos agentes de socialização, conduzirão à adaptação do indivíduo ao seu meio social. Como a dimensão individual é, em certa medida, a reprodução do social, o projecto de vida de cada sujeito não deixa de reflectir características sociais que em cada momento marcam o pulsar da sua vida. é neste sentido que o problema da toxicodependência, e por consequência o desmoronamento do projecto de vida dos jovens aqui estudados, pode ser visto como uma falha educacional total ou parcial. Se é um facto que cada actor fornece ao sistema social e cultural o conjunto de motivações, não deixa de ser menos verdade que ele mais não pode oferecer à sociedade para além daquilo que lhe foi dado pela própria sociedade ao longo do processo de socialização: as contradições, as falhas, as incoerências, e tudo o mais. Por isso, não será de estranhar que a família e a escola, enquanto microssistemas sociais educativos, incluindo agentes e agências educacionais, funcionem como pontes entre o indivíduo e a macro realidade social: trazem para ele e levam dele para a sociedade aquilo que de bom e de mau caracteriza uns e outros. O processo educacional e o projecto de vida dos actores sociais andam, assim, a par e passo com as características e os ritmos sociais e culturais do tempo e do espaço de cada sistema social.

Peso0.228 kg
ISBN Oficial

9789727716630

Editora Oficial

Edições Piaget

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