INVENTAR, CONTAR E CLASSIFICAR

20.99 18.89

Jean Piaget escrevia no prefácio do Génese do número na criança, em 1941: «a construção do número é correlativa do desenvolvimento e da própria lógica e ao nível pré lógico corresponde a um período pré numérico».Nesta esteira, Annie Chalon Blanc redesenha a origem e a génese do número e das classes de acordo com Piaget e os seus colaboradores.

Em stock

10% Desconto Imediato
Compre agora e ganhe 18 Pontos!
INVENTAR, CONTAR E CLASSIFICAR
Frequentemente comprado em conjunto
1 × PARADIGMAS EDUCACIONAIS

Em stock

14.66 13.20
1 × PEDAGOGIA E SISTÉMICA

Em stock

14.14 12.73
1 × APRENDER APRENDENDO

Em stock

12.56 11.31

Jean Piaget escrevia no prefácio do Génese do número na criança, em 1941: «a construção do número é correlativa do desenvolvimento e da própria lógica e ao nível pré lógico corresponde a um período pré numérico».Nesta esteira, Annie Chalon Blanc redesenha a origem e a génese do número e das classes de acordo com Piaget e os seus colaboradores. A autora debate questões que dizem respeito às competências lógicas e numéricas sublinhando as críticas feitas às conclusões de Piaget e os trabalhos que se seguiram para aprofundar as investigações que se referem à génese das operações lógicas do número nas crianças pequenas. A obra sublinha a preocupação epistemológica sempre presente nos trabalhos de Piaget e assinala uma das características do construtivismo «qualquer sujeito que aprende o número deve colocar as mesmos questões que o seu inventor para o compreender». O leitor encontrará aqui uma excelente análise do método de investigação utilizado por Piaget e que ele próprio descrevia nestes termos: «A conversação com o sujeito é ao mesmo tempo muito mais segura e mais fecunda quando tem lugar na ocasião das experiências efectuadas por meio de um material adequado e quando a criança, em vez de reflectir na vida, age primeiro e apenas fala das suas acções.»As contribuições pós piagetianas são abordadas no capítulo IV, onde se poderá encontrar interessantes elementos sobre a problemática do papel da linguagem nas aprendizagens numéricas.Por fim, o leitor poderá aprofundar a sua leitura respondendo às questões que dizem respeito aos questionários para as crianças sobre a génese das classes. A leitura de correcções tipo contribui com precisões. Esta obra, muito pedagógica, volta a dar, com cuidado, clareza e rigor, um lugar central às investigações de Piaget sublinhando os pontos fracos e as conclusões apressadas, e expõe o estado actual das investigações sobre o número e a categorização. A leitura deste livro permitirá aos formadores e professores compreenderem melhor a génese das estruturas lógicas e a do conceito de número, recolocando as actuais investigações num largo contexto.

Peso 0.492 kg
ISBN Oficial

9789727719419

Editora Oficial

Edições Piaget

Reviews

There are no reviews yet.

Only logged in customers who have purchased this product may leave a review.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso website. Ao navegar, o utilizador concorda com a nossa utilização de cookies.

Seleccione um ponto de entrega

Produto adicionado!
O produto já está na lista de desejos!
Removed from Wishlist

Shopping cart

close