MODELO DE COLABORAÇÃO

14.69 13.22

O trabalho aqui descrito, impulsionado pela experiência profissional da autora, enquanto educadora de infância e licenciada em Ciências da Educação, foi efectuado no âmbito de uma tese de Mestrado em Ciências do Educação e procurou enquadrar a situação pré-escolar portuguesa no quadro das tendências educativas orientadas por uma perspectiva ecológica centrada na família.Na parte teórica é apresentada uma síntese sobre várias perspectivas e estudos realizados por diversos autores que fundamentam o envolvimento e a participação dos pais /família no jardim-de-infância, acrescentando-se algumas sugestões práticas para trabalhos a desenvolver nesta área.Na parte empírica, pretendeu-se verificar, numa amostra portuguesa, até que ponto os educadores adoptam um modelo de colaboração participativo com a família e a restante comunidade educativa.

Em stock

10% Desconto Imediato
Compre agora e ganhe 13 Pontos!
Frequentemente comprado em conjunto
1 × CRIANÇAS SOBREDOTADAS

Em stock

21.98 19.79
1 × PEDAGOGIA E SISTÉMICA

Em stock

14.14 12.73
19.89 17.89

O trabalho aqui descrito, impulsionado pela experiência profissional da autora, enquanto educadora de infância e licenciada em Ciências da Educação, foi efectuado no âmbito de uma tese de Mestrado em Ciências do Educação e procurou enquadrar a situação pré-escolar portuguesa no quadro das tendências educativas orientadas por uma perspectiva ecológica centrada na família.Na parte teórica é apresentada uma síntese sobre várias perspectivas e estudos realizados por diversos autores que fundamentam o envolvimento e a participação dos pais /família no jardim-de-infância, acrescentando-se algumas sugestões práticas para trabalhos a desenvolver nesta área.Na parte empírica, pretendeu-se verificar, numa amostra portuguesa, até que ponto os educadores adoptam um modelo de colaboração participativo com a família e a restante comunidade educativa. O instrumento utilizado para esse efeito foi um questionário construído e cotado segundo uma escala de tipo Likert, tendo em conto três dimensões: Gestão e planificação, Participação em actividades de cooperação pedagógica e Acção educativa comunitária. Os resultados obtidos com uma amostra alargada de educadores de infância do Zona Centro mostraram, à semelhança de estudos realizados por outros autores, que o conceito de parceria não inclui as funções educativas e que apesar de os educadores de infância serem os profissionais mais abertos à comunicação com os pais e de adoptarem algumas práticas do modelo participativo, estão ainda longe de o adoptar em plenitude.

Peso0.472 kg
ISBN Oficial

9789727718467

Editora Oficial

Edições Piaget

Reviews

There are no reviews yet.

Only logged in customers who have purchased this product may leave a review.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso website. Ao navegar, o utilizador concorda com a nossa utilização de cookies.

Seleccione um ponto de entrega

Produto adicionado!
O produto já está na lista de desejos!
Removed from Wishlist

Shopping cart

close