- Home
- Produtos
- HORIZONTES PEDAGÓGICOS
- MUDANÇA DE CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES
MUDANÇA DE CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES
€12.59 €11.33
Num tempo em que a educação assume relevância tanto no discurso político como nas preocupações das famílias, as sucessivas reformas do ensino são um indício claro de uma situação problemática que perpassa por todo o sistema educativo.
Em stock
10% Desconto Imediato
MUDANÇA DE CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES
Frequentemente comprado em conjunto
Num tempo em que a educação assume relevância tanto no discurso político como nas preocupações das famílias, as sucessivas reformas do ensino são um indício claro de uma situação problemática que perpassa por todo o sistema educativo. O abandono escolar precoce e o alto nível de insucesso nas provas de exames nacionais são também sinais reveladores do relativo fracasso das aprendizagens escolares. Ora, essa situação “doentia” exige um estudo sério de diagnóstico, de modo a permitir um tratamento ponderado e uma prevenção antecipadora dos efeitos perversos de atuações pontuais e desgarradas. Com esta obra pretende-se contribuir para trazer à luz algumas das condições que subjazem a tal situação. Refletindo sobre um dos domínios fundamentadores das práticas de ensino e da aprendizagem, o autor faz incidir a sua análise sobre as conceções e crenças que os atuais professores transportam e usam na sua ação pedagógica. Que pensam estes agentes educativos acerca do que é ensinar, do que é aprender, motivar, avaliar e acerca do que é a ciência (que ensinam)? Se aquilo que fazemos é, em boa parte, resultado do que pensamos, então deveremos reconhecer que um pensamento inadequado pode conduzir a ações ineficientes e a resultados insatisfatórios. Por isso, o autor dispôs-se a proceder a uma investigação empírica, em que diagnostica as conceções psicopedagógicas e epistemológicas dos professores. Na primeira parte, de natureza mais teórica, além da clarificação temática, pesquisam-se alguns tipos de modelos conceptuais, Tradicionais vs. Construtivistas, com implicações metodológicas no ensino. Nas considerações finais explicitam-se algumas dessas implicações e enunciam-se algumas estratégias orientadoras para o futuro. Certamente que tomar consciência do que acreditamos, pensamos e somos – no fundo, “conhecermo-nos a nós próprios!”, como já alertava Sócrates – deverá permitir-nos assumir uma perspetiva mais crítica e uma ação mais esclarecida. Ora, esta obra advoga que – muito mais do que as reformistas mudanças de currículos que deixam intocáveis os métodos de ensino – será a “reforma interior” das cognições dos professores que promoverá uma autêntica transformação das práticas educativas. Pelos seus objetivos e pelas razões temáticas acima expostas, esta obra destina-se, principalmente, a professores, candidatos a professores, estagiários e formadores de professores. Além disso, a sua leitura também poderá ser útil a outros educadores, pais, psicólogos e estudantes universitários.
Peso | 0.286 kg |
---|---|
ISBN Oficial | 9789727717644 |
Editora Oficial | Edições Piaget |
Only logged in customers who have purchased this product may leave a review.
Produtos Relacionados
- HORIZONTES PEDAGÓGICOS
CRIANÇAS SOBREDOTADAS
€21.98€19.79As crianças sobredotadas são objecto de um certo número de ideias feitas, voluntariamente contraditórias.
- HORIZONTES PEDAGÓGICOS
AS PEDAGOGIAS DA APRENDIZAGEM
€10.47€9.42O título As Pedagogias da Aprendizagem pode causar espanto ao leitor, já que qualquer pedagogia tem por objetivo permitir a aprendizagem.
- HORIZONTES PEDAGÓGICOS
CONSTRUTIVISMO E EDUCAÇÃO
€18.85€16.96Os trabalhos psicológicos de Piaget e Vygotsky deram incremento ao construtivismo que emergiu como uma teoria influente no currículo, no ensino e na formação de professores.
- HORIZONTES PEDAGÓGICOS
A MORTE NA ESCOLA. ANUNCIAR ACOLHER ACOMPANHAR
€27.00€24.30Face à doença grave ou morte de um aluno, de um professor, de um progenitor… como pensar o acompanhamento dos alunos? Que papel para o professor? Como enquadrar alunos enlutados pela morte de um progenitor ou de um colega de turma? Que ritualidade propor para ultrapassar a perda? O que aplicar e com a intervenção de quem? Como apoiar o melhor possível, mas também até onde ir e como se preservar? No decurso da sua carreira, os professores e profissionais da educação intervindo em meio escolar junto de crianças e adolescentes podem ser confrontados com situações dolorosas em ligação com a morte.
- HORIZONTES PEDAGÓGICOS
A EDUCAÇÃO PÓS MODERNA
€18.85€16.96Como educar bem? Em resposta a esta questão fundamental, os autores apresentam um modelo de necessidades psicopedagógicas tendo em conta elementos necessários à construção da identidade e do indivíduo, necessidades afetivas, cognitivas, sociais, ideológicas.
- HORIZONTES PEDAGÓGICOS
ESCOLAS EM MOVIMENTO E REFORMAS.
€18.00€16.20Uma vasta corrente de reformas, nomeadamente educativas e curriculares, anima os sistemas educativos em todo o mundo.
Reviews
There are no reviews yet.