- Home
- Produtos
- HORIZONTES PEDAGÓGICOS
- MUDANÇA DE CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES
MUDANÇA DE CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES
€12.59 €11.33
Num tempo em que a educação assume relevância tanto no discurso político como nas preocupações das famílias, as sucessivas reformas do ensino são um indício claro de uma situação problemática que perpassa por todo o sistema educativo.
Em stock
10% Desconto Imediato
MUDANÇA DE CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES
Frequentemente comprado em conjunto
Num tempo em que a educação assume relevância tanto no discurso político como nas preocupações das famílias, as sucessivas reformas do ensino são um indício claro de uma situação problemática que perpassa por todo o sistema educativo. O abandono escolar precoce e o alto nível de insucesso nas provas de exames nacionais são também sinais reveladores do relativo fracasso das aprendizagens escolares. Ora, essa situação “doentia” exige um estudo sério de diagnóstico, de modo a permitir um tratamento ponderado e uma prevenção antecipadora dos efeitos perversos de atuações pontuais e desgarradas. Com esta obra pretende-se contribuir para trazer à luz algumas das condições que subjazem a tal situação. Refletindo sobre um dos domínios fundamentadores das práticas de ensino e da aprendizagem, o autor faz incidir a sua análise sobre as conceções e crenças que os atuais professores transportam e usam na sua ação pedagógica. Que pensam estes agentes educativos acerca do que é ensinar, do que é aprender, motivar, avaliar e acerca do que é a ciência (que ensinam)? Se aquilo que fazemos é, em boa parte, resultado do que pensamos, então deveremos reconhecer que um pensamento inadequado pode conduzir a ações ineficientes e a resultados insatisfatórios. Por isso, o autor dispôs-se a proceder a uma investigação empírica, em que diagnostica as conceções psicopedagógicas e epistemológicas dos professores. Na primeira parte, de natureza mais teórica, além da clarificação temática, pesquisam-se alguns tipos de modelos conceptuais, Tradicionais vs. Construtivistas, com implicações metodológicas no ensino. Nas considerações finais explicitam-se algumas dessas implicações e enunciam-se algumas estratégias orientadoras para o futuro. Certamente que tomar consciência do que acreditamos, pensamos e somos – no fundo, “conhecermo-nos a nós próprios!”, como já alertava Sócrates – deverá permitir-nos assumir uma perspetiva mais crítica e uma ação mais esclarecida. Ora, esta obra advoga que – muito mais do que as reformistas mudanças de currículos que deixam intocáveis os métodos de ensino – será a “reforma interior” das cognições dos professores que promoverá uma autêntica transformação das práticas educativas. Pelos seus objetivos e pelas razões temáticas acima expostas, esta obra destina-se, principalmente, a professores, candidatos a professores, estagiários e formadores de professores. Além disso, a sua leitura também poderá ser útil a outros educadores, pais, psicólogos e estudantes universitários.
Peso | 0.286 kg |
---|---|
ISBN Oficial | 9789727717644 |
Editora Oficial | Edições Piaget |
Only logged in customers who have purchased this product may leave a review.
Produtos Relacionados
-
HORIZONTES PEDAGÓGICOS
A ESCOLA NA ERA DA INTERNET
€14.14€12.73A escola deve acompanhar a evolução dos tempos e a hora da Internet e da comunicação multimédia chegou: eis o fator que legitima as políticas de equipamento dos estabelecimentos de ensino com computadores e acesso às redes de telecomunicações.
-
HORIZONTES PEDAGÓGICOS
CRÍTICA DA RAZÃO PEDAGÓGICA
€21.98€19.79Quando se fala de crítica da razão pretende-se designar o esforço empreendido para destacar o que, no quadro da razão ou fora dela, passa por não razoável mas é, pelo contrário, perfeitamente razoável.
-
HORIZONTES PEDAGÓGICOS
CRIANÇAS INVESTIGADORES E CIDADÃOS
€16.75€15.07Georges Charpak consagrou a sua vida à física e o seu maior sonho é o de que todas as crianças tivessem oportunidade de satisfazerem o seu gosto pela investigação e de desenvolverem a sua inteligência.
-
HORIZONTES PEDAGÓGICOS
CONSTRUTIVISMO E EDUCAÇÃO
€18.85€16.96Os trabalhos psicológicos de Piaget e Vygotsky deram incremento ao construtivismo que emergiu como uma teoria influente no currículo, no ensino e na formação de professores.
-
HORIZONTES PEDAGÓGICOS
ESCOLAS EM MOVIMENTO E REFORMAS.
€18.00€16.20Uma vasta corrente de reformas, nomeadamente educativas e curriculares, anima os sistemas educativos em todo o mundo.
-
HORIZONTES PEDAGÓGICOS
PEDAGOGIA E SISTÉMICA
€14.14€12.73O pensamento sistémico ainda não ocupa, na educação, o papel frequentemente preponderante que pode ter noutras disciplinas como, por exemplo, as ciências cognitivas.
Reviews
There are no reviews yet.