MUDANÇA DE CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES

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Num tempo em que a educação assume relevância tanto no discurso político como nas preocupações das famílias, as sucessivas reformas do ensino são um indício claro de uma situação problemática que perpassa por todo o sistema educativo.

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MUDANÇA DE CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES
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Num tempo em que a educação assume relevância tanto no discurso político como nas preocupações das famílias, as sucessivas reformas do ensino são um indício claro de uma situação problemática que perpassa por todo o sistema educativo. O abandono escolar precoce e o alto nível de insucesso nas provas de exames nacionais são também sinais reveladores do relativo fracasso das aprendizagens escolares. Ora, essa situação “doentia” exige um estudo sério de diagnóstico, de modo a permitir um tratamento ponderado e uma prevenção antecipadora dos efeitos perversos de atuações pontuais e desgarradas. Com esta obra pretende-se contribuir para trazer à luz algumas das condições que subjazem a tal situação. Refletindo sobre um dos domínios fundamentadores das práticas de ensino e da aprendizagem, o autor faz incidir a sua análise sobre as conceções e crenças que os atuais professores transportam e usam na sua ação pedagógica. Que pensam estes agentes educativos acerca do que é ensinar, do que é aprender, motivar, avaliar e acerca do que é a ciência (que ensinam)? Se aquilo que fazemos é, em boa parte, resultado do que pensamos, então deveremos reconhecer que um pensamento inadequado pode conduzir a ações ineficientes e a resultados insatisfatórios. Por isso, o autor dispôs-se a proceder a uma investigação empírica, em que diagnostica as conceções psicopedagógicas e epistemológicas dos professores. Na primeira parte, de natureza mais teórica, além da clarificação temática, pesquisam-se alguns tipos de modelos conceptuais, Tradicionais vs. Construtivistas, com implicações metodológicas no ensino. Nas considerações finais explicitam-se algumas dessas implicações e enunciam-se algumas estratégias orientadoras para o futuro. Certamente que tomar consciência do que acreditamos, pensamos e somos – no fundo, “conhecermo-nos a nós próprios!”, como já alertava Sócrates – deverá permitir-nos assumir uma perspetiva mais crítica e uma ação mais esclarecida. Ora, esta obra advoga que – muito mais do que as reformistas mudanças de currículos que deixam intocáveis os métodos de ensino – será a “reforma interior” das cognições dos professores que promoverá uma autêntica transformação das práticas educativas. Pelos seus objetivos e pelas razões temáticas acima expostas, esta obra destina-se, principalmente, a professores, candidatos a professores, estagiários e formadores de professores. Além disso, a sua leitura também poderá ser útil a outros educadores, pais, psicólogos e estudantes universitários.

Peso0.286 kg
ISBN Oficial

9789727717644

Editora Oficial

Edições Piaget

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