O INATO E O ADQUIRIDO
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Se há um domínio que desperte o interesse e, por vezes, as paixões, é, certamente, o do inato e do adquirido.
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O INATO E O ADQUIRIDO
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Se há um domínio que desperte o interesse e, por vezes, as paixões, é, certamente, o do inato e do adquirido. Numa discussão, mesmo que familiar, o debate acerca deste tema pode suscitar argumentações mais ou menos encaloradas e, mesmo, antagonismos frequentemente irredutíveis. A causa destas atitudes está no facto de toda a gente sentir que, por detrás deste assunto, mesmo que não seja explícito, assomam outras questões que tocam o próprio modo de ver a vida, a sociedade, o modo de a organizar, a distribuição de diferentes tarefas no seio da divisão do trabalho e a aceitação ou rejeição das desigualdades. No fundo, o problema do inato e do adquirido cristaliza a escolha de valores que realizamos nas nossas sociedades: o seu jogo é, pois, profundamente político, visto tocar, no seu próprio fundamento, a maneira que cada um tem de pensar a existência social. Antes de responder a uma questão colocada de forma tão geral, é preciso ver que as diferentes ciências podem dizer. Assim, esta obra tem em conta a evolução de um ser humano desde a sua concepção até à maturidade, quando é capaz de falar e ter comportamentos inteligentes. São apresentados os dados essenciais da biologia molecular, da genética, da embriologia, da etologia, da linguística e da psicologia. Isto permite tomar a medida da complexidade de uma questão que se reparte por múltiplos autores, conforme os domínios e os níveis considerados. Substitui-se uma única interrogação por diferentes perguntas e respostas, ou não respostas. A ciência começa quando se sabe colocar as boas questões e quando se recusa as más. Reconhecendo sempre o contributo das diferentes ciências, esta obra conduz, por outro lado, à ideia de que não é na ciência e através da ciência que os homens podem responder fundamentalmente à questão das desigualdades sociais e culturais. Se é importante saber o que as ciências nos dizem no seu respectivo domínio de competência, é igualmente indispensável não fazer as ciências dizer aquilo que não podem referir. É inútil e vão procurar uma ética na ciência e a partir da ciência, visto que esta não pode responder à questão do justo e do injusto. A interrogação política e moral, fundadora das normas e dos valores, longe de ser anulada pela ciência, é mais do que nunca imprescindível. Por tudo isto, este é um livro fascinante e fundamental.
Peso | 0.36 kg |
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ISBN Oficial | 9789728329228 |
Editora Oficial | Edições Piaget |
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