A carregar...

(RE)CONSTRUIR A MATERNIDADE

14.17 12.75

Embora, durante séculos apenas a maternidade tenha sido o lugar de “existência” para as mulheres, contudo não foram elas que “falaram” sobre acontecimento tão importante de suas vidas.

Em stock

10% de Desconto Imediato
Compre agora e ganhe 13 Pontos!
Receba entre os dias 22. Maio - 25. Maio
(RE)CONSTRUIR A MATERNIDADE
Frequentemente comprado em conjunto
14.14 12.73
18.85 16.96
21.98 19.79

Embora, durante séculos apenas a maternidade tenha sido o lugar de “existência” para as mulheres, contudo não foram elas que “falaram” sobre acontecimento tão importante de suas vidas. Trazer a voz das mães ao campo da pesquisa e torná-la uma voz autorizada, uma voz científica foi o objetivo principal deste trabalho. Acrescentar o olhar de mulheres (mães e não mães) aos significados da maternidade veiculados pelas práticas discursivas, das grandes famílias de enunciados, e pelos quadros de referência cultural, das informantes, configura o núcleo que permitiu pensar, criticamente, sobre os poderes que moldam os discursos com que as mulheres explicaram, organizaram e deram sentido à maternidade, enquanto acontecimento de vida. Identificar as ações discursivas e posições das mulheres, nos discursos, constitui subsídio importante que ajuda à compreensão das relações de poder que informam a Maternidade e pode sugerir a tomada de posições alternativas mais favoráveis às mulheres. Partindo de pressupostos de epistemologia feminista pós-moderna que enfatiza a linguagem como instrumento mediador e regulador da subjetividade, pretendeu-se analisar os processos que transformaram a maternidade num acontecimento com significado político, social e psicológico, num lugar de sujeição para as mulheres, durante séculos. Para prosseguir essa pretensão tomou-se como objeto de estudo a via da desconstrução das dimensões ideológicas que atravessam o constructo, utilizando a análise do discurso que opõe ao silêncio do laboratório o ruído dos contextos. Em complemento analisam-se as representações da maternidade no modelo cultural de informantes de duas faixas etárias. Discutem-se as questões principais que conduziram à emergência do paradigma pós-moderno e problematiza-se o conhecimento individualista tradicional em Psicologia; sublinham-se os contributos do construcionismo social como tendência teórica que mais convém ao exame das ideologias que atravessam os sistemas de enunciados. As principais tendências da psicologia discursiva foram abordadas e depois de esboçado o enquadramento teórico que sustenta a pesquisa empírica, inicia-se a discussão das questões que na epistemologia da maternidade são consideradas mais relevantes. Abordam-se as fontes históricas cujos discursos contribuíram para estruturar a invisibilidade das mulheres e dedica-se especial atenção à discussão da controvérsia do pretenso instinto maternal. Aprofundam-se os significados contemporâneos da maternidade, examinando-se, fundamentalmente, as linhas discursivas que mais contribuem para a culpabilização das mães, aquelas que concorrem para fazer crer às mulheres quão boas ou más mães são. A investigação realizada identificou formações discursivas que trabalham em concorrência nos discursos, as que representam a norma e as que lhe resistem, rompendo com o discurso dominante. Os resultados de tipo inferencial obtidos no estudo das representações remetem para a existência persistente dos estereótipos dominantes no constructo em estudo. Trazer a voz das mulheres à pesquisa permite explorar outros lugares, os da subjetividade contingente numa exigência nova capaz de aduzir entendimentos novos, produzir novos questionamentos numa perspetiva divergente.

Peso0.366 kg
ISBN Oficial

9789727716609

Editora Oficial

Edições Piaget

Comentários

Não há comentários ainda.

Registrado somente em clientes que compraram este produto pode deixar um comentário.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso website. Ao navegar, o utilizador concorda com a nossa utilização de cookies.

Seleccione um ponto de entrega

Seja notificado quando o produto estiver em stock. Indique o seu e-mail abaixo
Produto adicionado!
O produto já está na lista de desejos!
Removido da lista de Desejos

Carrinho de compras

fechar