UM OLHAR SOBRE A SAÚDE DOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR

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Transição e mudança são factores recorrentes na vida dos indivíduos, mas podem ser associadas com experiências perturbadoras, resultando em efeitos adversos sobre a saúde física e psicológica, As formas de mudança variam, mas têm como denominador comum a descontinuidade dos padrões de vida, que pode ser caracterizada como perda ou ganho.

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Transição e mudança são factores recorrentes na vida dos indivíduos, mas podem ser associadas com experiências perturbadoras, resultando em efeitos adversos sobre a saúde física e psicológica, As formas de mudança variam, mas têm como denominador comum a descontinuidade dos padrões de vida, que pode ser caracterizada como perda ou ganho. Um evento que pode ser avaliado como ameaçador é a transição para a universidade. Nem todos os jovens apresentam maturidade psicossocial, preparação académica, nem se mostram capazes de assumir responsabilidades, desenvolver a autonomia, fazer face a situações de stress, gerir o tempo e os recursos, desenvolver interacções sociais ajustadas, ou atingir níveis adequados de autodisciplina, competências essenciais para uma adaptação académica bem conseguida, que parece desempenhar um papel importante na persistência dos alunos no curso, no seu envolvimento académico em geral e, em última análise, na sua saúde mental. Neste sentido, o presente estudo exploratório realizado com uma amostra de 401 jovens universitários de ambos os sexos que cursavam o segundo ano das diferentes licenciaturas das três instituições superiores da cidade de Viseu, teve como objectivo geral, contribuir para a compreensão das estratégias e dos factores que levam à adaptação do jovem à universidade, e do impacte deste processo na saúde mental do estudante, considerando as implicações de algumas variáveis que caracterizaram a amostra, como o sexo, a escolha do curso, o estatuto de mobilidade e a área de estudos. De um modo geral, os resultados demonstraram que as estratégias de coping mais utilizadas são o Controlo e o Suporte Social, com prevalência desta última no sexo feminino, mas os valores obtidos na estratégia de Retraimento apresentaram diferenças significativas quando se comparou a opção do curso e o estatuto de mobilidade. Quanto à saúde mental do grupo estudado, o sexo masculino apresentou vantagens em todas as dimensões avaliadas. No que tange à adaptação académica, as raparigas mostraram se mais adaptadas ao curso do que os rapazes, bem como demonstraram maior capacidade na gestão do tempo e na organização do estudo, além de apresentarem mais necessidade de apoio familiar, enquanto os rapazes revelaram mais autoconfiança e maior envolvimento em actividades extracurriculares.

Peso0.262 kg
ISBN Oficial

9789727718061

Editora Oficial

Edições Piaget

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