O PROBLEMA DA NOVIDADE COGN. NA EPIST. DE J. PIAGET
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Que tipo de novidade cognitiva é privilegiado por Piaget? Qual a raiz do conhecimento novo e como surge? São algumas das grandes questões a que este livro visa responder, procurando desse modo contribuir para a compreensão do modelo construtivista piagetiano.
Sinopse
Que tipo de novidade cognitiva é privilegiado por Piaget? Qual a raiz do conhecimento novo e como surge? São algumas das grandes questões a que este livro visa responder, procurando desse modo contribuir para a compreensão do modelo construtivista piagetiano. Porque a constituição do modelo não é homogénea – mas resulta do entrecruzamento de uma epistemologia construtiva, de uma filosofia heurística e inspiradora das grandes concepções sobre o sujeito e da ciência psicogenética, cujos factos conferem à teoria a cintura protectora – o livro parte da análise do estatuto de cada um desses campos teóricos. Essa análise conclui não só pelo entrecruzamento, como pela transversalidade, desempenhando a epistemologia o lugar teórico polarizador do estudo da novidade cognitiva. Por esse lugar, e por se assumir como uma «epistemologia com sujeito», entra no debate epistemológico anglo-saxónico (com Popper, Kuhn, Feyerabend, Lakatos, de entre outros), demarcando-se dele.
Detalhes
| Peso | 0,25 kg |
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